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Python – Mais Exemplos

Posted in Python by Fernando Basso on 7 de setembro de 2009

#!/usr/bin/env python
# -*- coding: utf-8 -*-

import os
os.system ( "clear" )

# Aspas simples e duplas. (os espaços são preservados)
print("Bons estudos")
print('Aspas     simples   preservam os       espaços.')
print("Aspas     duplas           também.")

Caracteres especiais são caracteres que tem poderes especiais. Um exemplo são as aspas, que servem para dizer onde começam e terminam strings. Já o a ou o 1 por exemplo são caracteres comuns.

A barra invertida é usada para escapes e para criar meta-sequências.

Quando usada como escape ela tira o poder certos caracteres.
Quando usada para criar meta-sequências ela dá poderes à caracteres comuns.

Quando colocamos aspas para indicar o início de uma string, a próxima aspa que aparecer indica o fim/fechamento da string. Se quisermos que uma aspa não seja interpretada de tal modo, devemos usar a barra invertida \ para “escapar” a aspa e tirar seus poderes especiais.

# Escapando aspas.
print('That doesn\'t matter.')
print("Então ela gritou: \"Vá embora!\"")

Tome como exemplo o caractere n que é um caractere comum. Quando o precedemos com \ eles se únem para formar o que chamamos de caractere de newline (nova linha). Ele faz com que o que vier após seja mostrado em uma nova linha.

# Colocando 'n' após \ criamos a metasequência de newline.
print('Isto\né\num\nteste de\nnewline.')

Podemos usar aspas simples livremente dentro de aspas duplas e vice-versa.

# Use aspas simples livremente dentro de aspas duplas.
print("That doesn't matter.")
# Use aspas duplas livremente dentro de aspas simples.
print('Então ela gritou: "Vá embora!"')

Python ainda nos oferece aspas tríplices. Podemos usar aspas simples ou duplas livremente dentro de aspas simples.

# Use aspas simples ou duplas livremente dentro de aspas tríplices.
print('''
That doesn't matter. Não importa onde você
mude de linha.....
Então ela gritou: "Vá embora!"
Um copo d'água, por favor.
''')

print("""
That doesn't matter. Não importa onde você
mude de linha.....
Então ela gritou: "Vá embora!"
Um copo d'água, por favor.
""")

Como o caractere \ é um caractere especial, o que fazemos se quisermos que ele seja mostrado como caractere comum, sem os seus super-poderes? Simples! Basta ‘escapar’ ele. Ou seja escapamos o escape.

# Escapando o escape.
print("O caractere \\ foi escapado, e será mostrado como um caractere comum.")

–> LINHA FÍSICA é o que nós vemos como uma linha.
–> LINHA LÓGICA é o que Python vê como uma linha.
Outro uso da barra invertida é para continuar strings que não cabem em uma única linha física. Não deixe espaço após a barra invertida quando quiser continuar uma linha lógica na próxima linha física.

# Uma linha lógica em duas linhas físicas.
print('Esta é uma string muito longa, e por isso ela não caberia de maneira \
nenhuma em uma única linha física.') # NÃO deixe espaço depois do \ para conti-
# nuar uma linha lógica.

Outra coisa útil quando você quer imprimir uma string sem nenhuma interpretação de caracteres especiais ou metasequências, é usar raw strings. Assim todos os super poderes dos caracteres especiais são desbilitados. Um fato curioso, no entanto, é o \ usado para continuar uma linha lógica na próxima linha física. Embora ele está em uma raw string, ele continua tendo o poder de dizer ao Python para continuar a linha lógica na próxima linha física, e MESMO ASSIM, ele é mostrado pelo print() como um caractere comum.

print(R'Nova linha é conseguido com \n')
print(r"Isso\a não vai tocar o system bell, nem isto \t vai produzir\
um tab.")

Se você quiser pode emendar strings.

print('Qual é '       'o seu nome?') # Estas duas strings vão ser
# mostradas como uma única string.

EXERCÍCIOS:
1. Usando aspas simples, mostre as seguintes strings:
Hello. I’m seu_nome.
e
“Não vá embora”, ela suplicou.
2. Faça o mesmo com aspas duplas.
3. Faça o mesmo com aspas tríplices.

4. Mostre a seguinte frase em uma única linha lógica: “Um bom ensino da metemática forma melhores hábitos de pensamento e habilita o indivíduo a usar melhor a sua inteligência.”

5. Usando newline mostre a frase: “May the force be with you.”. Faça com que cada palavra fique um uma linha nova.

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2 Respostas

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  1. dvd tv said, on 26 de setembro de 2014 at 21:22

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    Cheers!

  2. Marcelo said, on 24 de abril de 2018 at 14:05

    Um programa em Python que permita a inserção, a listagem na tela e a
    deleção do nome de um jogador (máximo 20 caracteres), com seu respectivo
    apelido (máximo 5 caracteres) em um arquivo chamado jogadores.
    O formato de cada linha do arquivo é: Nome do jogador > apelido.
    A deleção do jogador é feita através do apelido.
    Fazer uma consistência que impeça o mesmo apelido ser cadastrado mais de
    uma vez.

    Um programa em Python que permita a inserção, a listagem na tela e a
    deleção da palavra (máximo 10 caracteres), com seu respectivo significado
    (máximo 50 caracteres), em um arquivo chamado palavras.
    O formato de cada linha do arquivo é: palavra > significado.
    A deleção é feita através da palavra.
    Fazer uma consistência que impeça a mesma palavra ser cadastrada mais de
    uma vez.

    Um programa em Python que faça o login do jogador pelo apelido, exiba seu
    nome e submeta a ele o significado de uma palavra do arquivo, selecionada
    aleatoriamente, para que ele adivinhe qual palavra é. Se o jogador não está
    cadastrado, exibir mensagem “Não cadastrado” e terminar.
    Se o jogador acertar de primeira, entrando com a palavra correta, exibir
    “Conceito A” e terminar programa.
    Se o jogador errar, exibir a quantidade de vogais e consoantes da palavra.
    Possibilitar nova tentativa ao jogador. Caso ele acerte, exibir “Conceito B”.
    Se o jogador errar, exibir as vogais da palavra e, no lugar de cada consoante,
    exibir *. Possibilitar nova tentativa ao jogador. Caso ele acerte, exibir
    “Conceito C”.
    Se o jogador errar, exibir a palavra e exibir, também, “Conceito D”.
    Possibilitar nova jogada para o jogador e repetir o jogo com outra palavra.

    Uma modificação do programa do jogo em Python para que ele grave em um
    arquivo chamado “log” os jogos realizados.
    O formato de cada linha do arquivo é “data > hora> apelido > conceito”.
    Modificar o programa do jogo em Python para que ele exiba, no final do jogo, o
    log do jogador em uma listagem na tela no formato “data > hora > conceito”


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