Jedi Tux

2_php

Posted in PHP by Fernando Basso on 9 de setembro de 2009
/* De saída vamos declarar duas variáveis e assinar algum valor a elas. 
 * Por assinar um valor a uma variável, podemos entender como "guardar"
 * algum conteúdo dentro da variável. */
$meu_nome = "Jedi Tux"; // Assinamos "Jedi Tux" à variável '$meu_nome'.
$minha_idade = 30; // Assinamos '30' à variável '$mimha_idade'.

print($meu_nome); // Mostra o valor/conteúdo da variável '$meu_nome'.
print($minha_idade); // Mostra o conteúdo/valor da variável '$minha idade'.

Para definir uma variável colocamos $ na frente do nome que desejamos. Use letras e underscore para criar seus nomes de variáveis.

Concatenar Strings

Para concatenar (emendar) strings usamos o Operador de Concatenação. O operador de concatenação é o simples ponto. Este –> . Viu? Não? Olhe bem –> . É pequeninho mesmo!

$texto_a = "Bom dia!";
$texto_b = "Como está?";
echo($texto_a . " " . $texto_b); 

Neste exemplo, estamos mostrando 2 vars (var = apelido carinhoso para ‘variável’) com uma string no meio.
“Que string no meio?” posso ouvir você perguntando. Ora! ” ” cria uma string de um espaço em braco. Parece pouco, mas tente fazer aquela linha 03 assim: echo($texto_a . $texto_b); pra ver como aquela stringzinha é importante.

echo($texto_a . "<br />" . $texto_b); // Inserimos uma quebra de linha.

Nestes exemplos usamos variáveis, mas como estas variáveis contém strings, o que realmente estamos manipulando: variáveis ou strings?

Deixe uma resposta

